Cancioneiro Saloio, Altino Moreira Cardoso
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Reúne 170 canções (pautas) recolhidas na zona saloia – grosso modo originariamente a noroeste (até Caldas), nordeste até Rio Maior e sul litoral de Lisboa, até ao Cabo Espichel. Actualmente ainda se chama Zona Saloia ao noroeste de Lisboa, sensivelmente até Caldas e Rio Maior.
Num estudo introdutório, Altino M Cardoso faz uma abordagem pluridisciplinar dos contornos poético-musicais, recreativos, geográficos, históricos, sociológicos e económicos dessa zona, em que a ruralidade funciona como satélite da Capital e dos seus mercados privilegiados.
Musicalmente, o livro é uma selecção dos mais típicos espécimes musicais em uso pelos principais ranchos folclóricos da Região Saloia e aqui se deixa uma homenagem de gratidão aos grandes folcloristas que conheceu e admira. Entre eles, salienta, pela sua continuidade, verdade e espírito de missão cultural, no concelho de Sintra:
Herculano Busca (Rancho Vendedeiras Saloias – Algueirão-Mem Martins);
José Júlio Melo (Rancho Folclórico da Rinchoa – Rio de Mouro);
Jacinto Carloto (Rancho Folc. dos R.D.A. – Recreios Desportivos do Algueirão);
José Vidal (Rancho do M.T.B.A. – Magoito+Tojeira+Bolembre+Arneiro dos Marinheiros);
Adelaide Saraiva (Rancho Recreios da Venda Seca – Belas).
Analisando o MAPA DAS PRINCIPAIS DANÇAS SALOIAS – uma tabela de danças e géneros musicais saloios que elaborou e apresenta no final de obra – Altino Cardoso conclui que, seguindo os critérios de autenticidade aplicáveis, o actual repertório musical saloio está dividido em três categorias:
– Música saloia autóctone e tradicional, com instrumentos populares originais (flautas, clarinetes, violinos, violas, bombos, ferrinhos, reque-reques…) – muito mais tarde os aerofones: harmónicos, concertinas (diatónicas>cromáticas), acordeões… );
– Música (saloia) importada do Brasil, com temáticas e ritmos mais exóticos e maior variedade de instrumentos de percussão;
– Música (saloia) ‘palaciana’ – captação de músicas dos salões e cortes da Europa (Versalhes…), trazidas por músicos profissionais (para os salões aristocratas de Mafra, Oeiras, Belas e Queluz, por exemplo) na época de ouro oitocentista dos palácios e quintas. Daí transitaram para o ouvido da mão-de-obra rural dos servidores (criadas, cozinheiros, cocheiros, pedreiros, carvoeiros, trolhas, jardineiros…).
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