A Mundialização Financeira François Chesnais
€25.00
CONTACTE-NOS
O crescimento espetacular das transações financeiras foi um dos factos mais significativos da década de 80, deixando também as suas impressões na primeira metade dos anos 90. Na verdade, a esfera financeira assume-se como ponta-de-lança do movimento de mundialização da economia, a ela reportando os montantes mais elevados nas operações de capital, a maior mobilidade, e onde os interesses privados parecem ter retomado integralmente a iniciativa face aos Estados. O objetivo desta obra é apresentar fios condutores e pistas de reflexão sobre vários aspectos desta mundialização financeira: as circunstâncias da sua gênese, cuja compreensão condiciona as apreciações que podemos sustentar tanto acerca da sua necessidade histórica, como a propósito da natureza da praticabilidade das medidas corretivas originadas pelos seus efeitos; o papel das instituições financeiras específicas nomeadamente não bancárias, que são os atores principais desta mundialização e que modelam o seu financiamento de forma decisiva; os mecanismos que regem a evolução das características próprias da moeda neste novo contexto; por fim, e principalmente, as consequências mais importantes da mundialização das finanças para o financiamento da economia mundial. A esse respeito o trabalho aqui apresentado pretende fornecer elementos analíticos e factuais permitindo estabelecer laços entre a mundialização financeira e outros elementos essenciais constitutivos do sistema capitalista mundial do final do século XX: o novo regime salarial; a repartição do rendimento, no interior dos países mas também entre eles, com o ressurgimento de rendas significativas; a repartição da poupança ao nível mundial entre o investimento e as transações financeiras; as características da acumulação.
PartilheProdutos Relacionados

O Que é Lean Six Sigma? Vários
Este livro é uma rápida introdução à utilização do Lean Six Sigma, uma ferramenta que o irá ajudar a melhorar a produtividade no seu local de trabalho, a conquistar os seus objectivos c a servir melhor os seus clientes. O … Ler mais

Era uma Vez um Talento de Dalila Pinto de Almeida
Através do percurso profissional de Ana S. podemos perceber que, hoje, as empresas têm que dar cada vez mais atenção às pessoas que acrescentam valor à sua estratégia de negócio se as querem reter. Desde o primeiro contacto com alguém … Ler mais

Grandes Líderes Não Aceitam Sim Como Resposta ROBERTO, MICHAEL A
Um livro que irá inspirar e educar a próxima geração de líderes. «De uma importância vital para compreender a gestão do conflito numa equipa.» The Economist Neste livro, Michael Roberto mostra como os grandes líderes poderão estimular a discussão … Ler mais

Os Sistemas de Recompensas e a Gestão Estratégica de Recursos Humanos Pedro B. da Câmara
Aliando uma perspectiva teórica a uma forte componente prática, este livro disponibiliza um conjunto de ferramentas de gestão que apoiarão os decisores, quer na construção de um sistema de recompensas quer no audito ao sistema existente, proporcionando uma reflexão sobre … Ler mais

Saber-Fazer Saber A aprendizagem da acção na empresa de Bruno Tilliette e Bob Aubrey
O management libertou-se do seu cariz meramente funcional para se afirmar, hoje, como um saber prático, uma linguagem internacional, aplicável a todas as organizações sociais. No limiar do século XXI, o maior desafio que se apresenta às empresas e à … Ler mais

Peter Ferdinand Drucker Autor Managing for the Future
Provides insight about the critical issues facing managers in the 1990s such as: the world economic order; people at work; new trends in management and the governance of organizations. This book is written by one of the world’s leading management … Ler mais

A Economia Portuguesa desde 1960 de José Silva Lopes
A Economia Portuguesa desde 1960 de José Silva Lopes Partilhe